segunda-feira, março 12, 2012

March

Ela sentia uma saudade cortante, uma dor no estômago misturada com preocupações e borboletas.
O sentimento de solidão que ela tanto ama, algumas vezes fere e faz sonhar com momentos preenchidos por pessoas e sons que já passaram em sua vida. Ela acha que é cheiro de Saudade.
Tudo para ela tem cheiro: o cheiro do passado, do presente, do futuro, cheiro de sábado de manhã com sol, cheiro de domingo de manhã com chuva.
Cheiro de alegria, cheiro de tristeza e músicas, cheiro de música no ar, cheiro de azul.
Aqui todos os cheiros são misturados, não dá para saber quando é cheiro de saudade ou quando é cheiro de medo do futuro, é tudo muito confuso.
O sol brilha? aí é cheiro de Brasil... e quando você coloca os pés para fora de casa, é cheiro de sol sem graça e o vento dispersa qualquer cheiro... e volta a ser saudade, só saudade.

..........................................................................................................

Quando eu cheguei aqui, com poucas semanas, falei para a Adriana: - 6 meses eu fico. Não sei se consigo mais.
Por algum tempo, pensei que conseguisse ficar para sempre... quer dizer, aqui é tão melhor que o Brasil, melhor não porque é Europa... é por que é melhor na prática. Um lugar em que eu posso andar sozinha na rua sem ter medo de ladrão, de tarados, de qualquer coisa... não sentir medo de sair é maravilhoso, só vivendo pra saber. As pessoas educadas, dando valor para coisas que eu acho que têm valor...Preocupadas umas com as outras... enfim. 
Eu posso falar, trabalhei 7 anos dando aula, ganhando o que um Professor ganha para passar um mês, um país que não pensa na Educação, não tem futuro, qualquer política é falida... Educação é tudo. Professor é uma das profissões mais lindas e talvez a mais desvalorizada, até mesmo pelo próprio professor que se acomoda e passa 20 anos sem se atualizar, dando umas aulinhas pra inglês ver. Quem pode amar alguma coisa, com um Professor que não ama, que não acredita no que ensina? Por isso que eu desisti. Eu amo, não posso fechar os olhos e fingir que não vejo o que acontece, que ninguém tá nem aí para nada e o que  dita as regras é sempre o dinheiro.
Aqui também o dinheiro dita as regras, mas a vida é mais ou menos igual para todo mundo... não sei explicar... eu vivo. Mesmo se eu pudesse pegar toda a minha família, meus bichinhos, meus amigos e trazer para cá num pacote, mesmo assim eu sentiria falta do Brasil. Isso que me dá raiva. risos. 
Algumas vezes eu me sinto uma estúpida. Pensando racionalmente, eu não tinha que sentir o que sinto. 
Não tinha mas sinto. E é tão verdadeiro, que está cravado em mim, tatuado e eu nem preciso ficar cantando hino e me enrolar na bandeira. Inclusive acho isso tudo uma palhaçada...rs 
Enfim, passei pelos 6 e ainda me faltam 3. Agora é respirar e enfrentar.

;)
Janela

Nenhum comentário: